Associação Cultural Italia Porto Alegre e a Mostra de ADRIANA DONATO EM MILÃO

Mercoledì 20 aprile ore 18









Progetto ISPI-IBRIT, Via Clerici 3 – “Sombras no corpo”. Inaugurazione della mostra fotografica a cura di Adriana Donato. Per l’occasione verrà trattato il tema del corpo nelle diverse forme d’arte, anche attraverso la letteratura brasiliana.







Appoggio: Associazione Culturale Italia Porto Alegre


Saiba mais sobre a Artista acessando a página:




"Adriana Donato fala sobre a exposição: "Sombras sobre o corpo" é resultado de uma série de estudos de fotografias de sombras. A sombra pode ser visualizada em sua forma com todos os detalhes de contorno. Sua projeção aborda, nesse sentido, aspectos relacionados à percepção visual, bem como se explora a relação da imagem real com a projeção da imagem oculta, revelando apenas silhueta que se projeta, mas não o corpo por completo.

A partir de Platão, a sombra projetada traz a idéia imperfeita do objeto que a projeta. No próprio mito da caverna, a sombra não mostra a informação sobre a fonte de luz. Nas palavras de Platão não é um conhecimento imperfeito, mas que pode ser errôneo.

A sombra tem algo de misterioso. Em estórias, as sobrenaturais, quando alguma coisa aparece, mas não por completo, é comum falar em assombração. Isso nos remete a idéia de imagem oculta, pois a sombra tem mesmo essa conotação: é o aparecimento de uma imagem pela ausência de luz.

Nesse trabalho apresento uma idéia diversa de criar imagens experimentando "sombra projetada" sob a luz do sol, utilizando a fotografia como um meio de registrar essas imagens. A figura humana aparece como objeto de inspiração; a sombra direta de um corpo sobre o outro corpo. É a principal fonte de inspiração, o corpo por vezes completo, ora às vezes incompleto.

A construção de uma imagem através das sombras projetadas é a liberdade de poder criar, onde essas imagens são o diferencial entre a arte e a realidade, o que resulta nessa estranheza de quem olha".



Mostra de Adriana Donato no IBRIT, em Milão












IBRIT






IBRIT



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil