Publicação na Zero Hora

Ereci Mogetti
O Instituto Brasil Itália - IBRIT, em Milão, na Via Clerici 3 – inaugurou a Mostra “Sombras no corpo”, da Artista Adriana Donato, unindo suas belíssimas imagens à Literatura.
Segundo Adriana Donato: "Sombras sobre o corpo" é resultado de uma série de estudos de fotografias de sombras. A sombra pode ser visualizada em sua forma com todos os detalhes de contorno. Sua projeção aborda, nesse sentido, aspectos relacionados à percepção visual, bem como se explora a relação da imagem real com a projeção da imagem oculta, revelando apenas silhueta que se projeta, mas não o corpo por completo.


A partir de Platão, a sombra projetada traz a idéia imperfeita do objeto que a projeta. No próprio mito da caverna, a sombra não mostra a informação sobre a fonte de luz. Nas palavras de Platão não é um conhecimento imperfeito, mas que pode ser errôneo.


A sombra tem algo de misterioso. Em estórias, as sobrenaturais, quando alguma coisa aparece, mas não por completo, é comum falar em assombração. Isso nos remete a idéia de imagem oculta, pois a sombra tem mesmo essa conotação: é o aparecimento de uma imagem pela ausência de luz.


Nesse trabalho apresento uma idéia diversa de criar imagens experimentando "sombra projetada" sob a luz do sol, utilizando a fotografia como um meio de registrar essas imagens. A figura humana aparece como objeto de inspiração; a sombra direta de um corpo sobre o outro corpo. É a principal fonte de inspiração, o corpo por vezes completo, ora às vezes incompleto.


A construção de uma imagem através das sombras projetadas é a liberdade de poder criar, onde essas imagens são o diferencial entre a arte e a realidade, o que resulta nessa estranheza de quem olha".


Essa atividade foi possível graças ao empenho da Associação Cultural Itália Porto Alegre, que encaminhou as obras de Adriana Donato para esse reconhecido Instituto Brasileiro em Milão, assim como de outros artistas gaúchos, que fizeram parte da Bienal B.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil