A Usina do Gasômetro - Usina da Educação - Conversações em Italiano


A Usina do Gasômetro é um dos prédios mais emblemáticos da cidade. Com 11.300 metros quadrados, o prédio recebe cerca de 1 milhão de visitantes a cada ano, o maior pólo cultural da cidade. Em 1974, a Usina deixou de funcionar, permanecendo abandonada por 12 anos. O prédio em concreto armado, de linhas neoclássicas, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1982, 
e do Estado, no ano seguinte. 

Para a Associação Cultural Itália - Porto Alegre é uma honra realizar os encontros Semanais de Conversações em Italiano na sala 502, pertinho da Galeria Lunara. Além de Participar das Atividades da Usina da Educação, apresentando às  crianças um pouco da Cultura Italiana.

Um ambiente cada vez mais valorizado e  seguro! Confiram a  nova iluminação!!



Vista da Usina do Gasômetro

Monumento à Elis Regina
.


Projeto Usina da Educação é ampliado e conta com 90 alunos

Os alunos de escolas municipais realizam cursos, onde desenvolvem habilidades, recebendo certificado ao final. O projeto está sendo ampliado; agora são quatro dias na semana – de terça a sexta – e 90 alunos participantes. Os de 6 a 12 anos realizam as oficinas pela manhã e os de 13 a 16 pela tarde.

Outra novidade é o passeio, realizado uma vez por semana em um local diferente. As crianças e adolescentes serão levadas a lugares heterogêneos que contribuirão na formação de sua cidadania, como o MARGS, UFRGS, Casa de Cultura Mario Quintana, Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa e Museu da História da Medicina.

As atividades são ministradas por 16 grupos e oficineiros entre integrantes do projeto Usina das Artes, Usina do Papel, Procempa e parceiros da Usina do Gasômetro: Cataventus, Mestre Gororoba (capoeira), Santa Estação Cia. de Teatro, ONG Xama (dança de salão), Centro de Capacitação Digital, Grupo dos Cinco (teatro), Associação Itália-Porto Alegre ( Cultura Italiana), João Coimbra (música), Leopold Kunrath (arte urbana), Eduardo Severino Cia. de Dança (dança contemporânea), Ânima Cia. de Dança (dança contemporânea), Cultura Rock Club (novas tecnologias, foto, cinema).


Realização:
Usina do Gasômetro, SMED (Secretaria Municipal da Educação) e FECI (Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional).




I N V I T O
mercoledì 22 giugno, alle ore 19 in punto,
alla USINA DO GASÔMETRO



 Av. João Goulart, 551 - Sala 502

CONVERSAZIONE IN ITALIANO

La Lombardia, regione al centro dell'Europa,
la sua rilevanza economica, l'arte, la moda e la
storia ed architettura che l'hanno fatta grande.
Vedremo video e canteremo musiche italiane.

Parcheggio gratuito con vigilanza e videocamere presso
l’entrata laterale dell’Usina, a fianco della ciminiera.



C O N V I T E
quarta-feira 22 de junho, pontualmente às 19h,
na USINA DO GASÔMETRO
Av. João Goulart, 551 - Sala 502

CONVERSAÇÃO EM ITALIANO

A Lombardia, região no centro da Europa,
a sua relevancia econômica, a arte, a moda,
a historia e a arquitetura que a fizeram grande.
Assistiremos videos e cantaremos músicas italianas.

Estacionamento livre com segurança e videocâmaras na
entrada lateral da Usina, perto do chaminé.

Esperamos você!
Agradecemos confirmação sua presença.

Comentários

  1. Essere parte di questo gruppo di artisti, giovani e volontari che, con la direzione di Caco Coelho danno vita all'Usina do Gasometro ed al Progetto di attività continuata Usina das Artes, unico in Brasile nel suo genere, è davvero un grande onore.
    Ci rallegra stare in compagnia di queste belle persone ed è una felicità immensa accogliere i ragazzini e le ragazze della Scuola Loreiro da Silva, farli cantare in italiano, trasmettere loro un po' della cultura dell'Italico Paese e farli avvicinare al mondo di altri bambini come loro.

    Armando Traversoni
    Presidente dell'Associazione
    Culturale Italia - Porto Alegre
    con sede a Lodi, Italia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil