10 Filmes Italianos Recentes


10 Filmes Italianos Recentes



O cinema italiano parece que nasceu no pós-guerra e acabou no final dos anos 1970.Naquele período os italianos deram ao mundo Fellini, Antonioni, Visconti, Rosselini, Pasolini, Monicelli... e outros incontáveis cineastas. Conforme os grandes mestres foram se aposentando, a nova geração não se renovou como deveria.  Mas nos últimos anos, começaram a surgir novos e bons cineastas.
Esta lista traz dez filmes de dez diferentes cineastas nascidos na Itália e que foram lançados a partir de 2006. Estejam à vontade para sugerir outros.


1.  Vincere (2009 - Marco Bellocchio. a história da primeira esposa e filho de Benito Mussolini, convenientemente apagada de sua biografia, após sua ascensão ao poder. a mulher fica trancada num asilo para loucos por 11 anos, por ter exigido seus direitos. a face cruel do poder, que manipula a realidade conforme convém. um grande filme)


2.  Caos Calmo (2008 - Antonello Grimaldi. um homem perde a esposa e decide dar mais atenção à filha, abandonando o escritório, enquanto espera a menina na praça em frente da escola. além de interagir com os moradores, começa receber visitas de amigos e colegas de trabalho. um pequeno grande filme, como interpretação preciosa de Nanni Moretti)


3.  Estamos Bem, Mesmo Sem Você (2006 - Kim Rossi Stuart. um pai e duas crianças são abandonados pela mãe delas e aprendem a ter uma convivência harmoniosa. até o dia que ela reaparece e coloca fim no equilíbrio da família. estreia na direção do ator Stuart, que capta bem a intimidade)


4.  A Primeira Coisa Bela (2010 - Paolo Virzì. o drama familiar de uma mãe e um casal de filhos desde 1971, quando ela ganha um concurso de miss e acaba saindo de casa com as crianças até quando os filhos estão adultos e a mãe doente no hospital. um filme terno e comovente com boas interpretações, em espacial de Micaela Ramazzotti e Stefania Sandrelli, ambas como a mãe nas duas fases)


5.  A Nossa Vida (2010 - Daniele Luchetti. um operário de construção civil perde a esposa no parto do terceiro filho do casal. para compensar a ausência da mãe, ele decide dar bens materiais aos filhos e envolve-se numa arriscada empreitada de um edifício. o filme ainda tem como pano de fundo a situação dos trabalhadores imigrantes ilegais na Itália atual. belíssimo)


6.  Gomorra (2008 - Matteo Garrone. baseado no livro investigativo do jornalista Roberto Saviano, mostra a situação da máfia napolitana, que controla o cotidiano dos moradores, do lixo à confecção de produtos falsificados. forte e corajoso)


7.  Baarìa, a Porta do Vento (2009 - Giuseppe Tornatore. baseado nas memórias do próprio diretor, conta a história dos moradores de uma pequena vila da Sicilia, através de três gerações, desde a década de 1930. fragmentado, mas envolvente, tem uma direção de arte e fotografia impressionantes, além da trilha belíssima de Ennio Morricone)


8.  Um Sonho de Amor (2009 - Luca Guadagnino. numa aristocrática família de Milão, a esposa russa acaba se envolvendo com um amigo do filho, o que detona uma tragédia. Tilda Swinton dá uma show de interpretação. ecos de Visconti, num bom filme)


9.  Dá Para Fazer (2008 -  Giulio Manfredonia. nos anos 70, um sindicalista é afastado de suas atividades por conta das ideias avançadas e mandado para cuidar de uma clínica psiquiátrica e tenta inseri-los socialmente, através do trabalho. um bom filme, com uma bela mensagem social e atores bem dirigidos, que evitam a caricatura)


10.  Cover Boy, a Última Revolução (2007 - Carmine Amoroso. um menino romeno perde o pai na revolução, que culminou com a queda do ditador Ceauşescu. já adulto ele vai com um amigo tentar a sorte na Itália, onde acaba vivendo com muita dificuldade, até ser descoberto por uma fotógrafa de moda. um retrato da decadência econômica, da falta de emprego e da imigração ilegal. humano e interessante)
Fonte: http://listasde10.blogspot.com/


Eu acrescento ainda a Comédia deliciosa: "Benvenuti al Sud"


FICHA TÉCNICA:

Diretor: Luca Miniero
Roteiro: Massimo Gaudioso, Dany Boon
Data de Lançamento: 1 Outubro 2010 (Itália)
Gênero: Comédia

2010




SINOPSE:

Alberto é responsável pela agência dos correios em uma cidade pequena em Brianza e para agradar sua mulher Silvia, que gostaria de se mudar para Milão, está pronto para tudo, até mesmo fingir ser deficiente para entrar na lista e obter um emprego na grande metrópole. Sua farça é descoberta, no entanto, a punição de Alberto é ser transferido para uma pequena cidade na Campânia. E é lá na terra da Camorra, que é como ele conhece o lugar, onde "pagará seus pecados" até conhecer pessoas legais que tentam fazê-lo se sentir e viver à vontade. Mas como dizer aos antigos amigos e especialmente a Silvia que tudo está bem?



CURIOSIDADES:

-Muitos dizem se tratar de um remake do filme francês "Bienvenue chez les Ch'tis", mas os diretores alegam que exista apenas muitas semelhanças entre eles.
-Will Smith comprou os diretos do filme para uma adaptação americana que deverá se chamar "Welcome to the Sticks" e será ambientada na Dakota do Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil