Inverno no sul do Brasil


Alerta de vento forte e frio muito intenso na Capital  

Neve no sul do Brasil é uma festa !!!

A instabilidade combinada com o ar polar pode provocar neve nas áreas elevadas do Norte e Nordeste do Estado da tarde para a noite deste domingo e ainda amanhã, sobretudo entre a madrugada e o período da manhã, com possibilidade até de acumular. A chance de nevar é maior na Serra, Aparados e Planalto Sul Catarinense, mas a MetSul não descarta a ocorrência do fenômeno ou mesmo chuva congelada em outros pontos do Centro e Norte do Rio Grande do Sul, em partes do Sul gaúcho, interior catarinense e mesmo na região de Palmas, no Paraná.
Gelaaaadoo!


A mínima deste sábado em Maquinchao, na Argentina, foi de 15,8ºC abaixo de zero. A cidade é uma das mais frias do país, mas a marca é muito baixa até para os padrões locais, sinal da enorme potência do ar gelado que tomará conta do Rio Grande do Sul a partir deste domingo.




Tanto este domingo como a segunda-feira serão dias extremamente frios na Capital e no Estado, recordando alguns dos mais gelados dos últimos anos. A temperatura estará bastante baixa até à tarde e haverá o agravante do vento forte que deixará a sensação térmica por demais desconfortável.





A MetSul alerta ainda sobre a formação de ciclone extratropical entre hoje e amanhã junto ao litoral do Rio Grande do Sul. O vento deve se intensificar muito ao longo do dia de hoje e, principalmente, durante a segunda-feira, trazendo sensação térmica abaixo de zero para a maioria das regiões gaúchas, inclusive aqui para Porto Alegre. Há o risco de rajadas intensas (de 80 a 100 km/h) na costa e de 60 a 80 km/h na maioria dos bairros da Capital.
Eta Gaúcho!!!


O vento pode causar queda de árvores e postes, além de falta de luz localizada.
As mínimas no Estado ficam próximas de zero ou negativas na maioria das regiões gaúchas entre hoje e quarta-feira com geada generalizada na terça e na quarta, quando o céu estará mais limpo e o vento mais calmo no território gaúcho, propiciando ambiente favorável a um maior resfriamento noturno.


 Aqui em Porto Alegre, as mínimas da terça e da quarta devem ficar entre 1ºC e 3ºC, mas não se pode descartar até 0ºC. (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia
Fonte: Metroclima - Procempa -PMPA
Fotos da Internet



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil