Gaúchos prestam homenagem aos 150 anos da unificação da Itália

Releitura da Noticia, com fotos da Associação Cultural Itália Porto Alegre



Correio do Povo


Notícias  Geral



27/11/2011 13:51 - Atualizado em 27/11/2011 14:00

Gaúchos prestam homenagem aos 150 anos da unificação da Itália

Monumento alusivo à Anita e José Garibaldi, na Capital, será recuperado

Foto: Ereci A Mogetti


Gaúchos prestaram uma homenagem aos 150 anos da unificação da Itália neste domingo. Uma placa alusiva às comemorações foi descerrada hoje pela manhã na Praça Josep Garibaldi, localizada entre as avenida Venâncio Aires e Erico Veríssimo e a rua José do Patrocínio, na Capital e, após o ato, foi realizada uma confraternização na sede campestre da Sociedade Italiana, no bairro Restinga.


A proclamação do Reino da Itália, foi em 17 de março de 1861, mas as comemorações seguem até o próximo ano. Até o ano de 1861, o país era dividido em sete Estados, ou pequenos principados, cujos soberanos pertenciam a diferentes dinastias europeias: austríacos, franceses, espanhóis, entre outros. O caminho foi longo até a proclamação do Reino da Itália por Vítor Emanuel 2º.

Para o presidente da Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, Giuseppe Ferraro, é preciso comemorar o feito que para os italianos é cheio de significados. O vereador Carlos Todeschini, um dos organizadores do ato, salientou a importância da homenagem sobretudo porque a comunidade italiana no Estado é bastante participativa nos diferentes setores, da economia à cultura, passando também pela gastronomia. A presidente da Câmara, Sofia Cavedon, enfatizou a importância dos imigrantes que mantêm viva a tradição italiana em pleno Rio Grande do Sul.

O prefeito José Fortunati enalteceu o processo de unificação da Itália e falou da importância política e econômica que resultou. “É importante relembrarmos para manter viva a história e porque é um passo importante para quem quer manter a democracia”, disse. Uma boa notícia dada à comunidade pelo cônsul italiano, Augusto Vaccaro, durante seu discurso, foi a recuperação do Monumento alusivo à Anita e José Garibaldi, localizado na praça.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil