VII Festa Literária Internacional de Pernambuco

Fliporto – Festa Literária de Pernambuco





O balanço final da VII edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) mostrou que a decisão de transpor a festa literária para Olinda foi, de fato, a mais acertada, conquistando um público 33% superior ao do último ano (80 mil visitantes contra 60 mil da edição anterior), com 94% de aprovação por parte dele.
Sucesso absoluto, A VII Fliporto se consagra como a Festa Literária com o maior público do Brasil | Foto: Tom Cabral/Santo Lima
A Festa também superou as expectativas mais otimistas para a economia do município. Durante os cinco dias do evento foram movimentados um total de R$ 10 milhões na cidade, sobretudo nos setores hoteleiro, gastronômico e editorial. Para isso, o evento contou com uma estrutura superlativa, montado em um espaço de 20 mil m², batizado de Cidade das Letras, que contou com 27 tendas armadas com 350 toneladas de ferro para receber diversos tipos de atividades.

A programação literária, a principal delas, contou com 46 autores e convidados que protagonizaram 20 painéis na Tenda do Congresso Literário. A presença desses grandes nomes da literatura nacional e internacional, certamente, incentivou as compras de publicações. Ao todo, a Feira do Livro teve mais de 15 mil exemplares vendidos. Do ponto de vista ecológico, a Fliporto também contribuiu fortemente para a cidade de Olinda. Por meio do pólo EcoFliporto, a Festa plantou 400 mudas de Baobás em vários pontos da Praça do Carmo e adjacências, respeitando os limites impostos pela lei.

Com a curadoria geral do escritor e advogado Antônio Campos, a festa homenageou, este ano, o escritor e sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, e teve como tema Uma Viagem ao Oriente. A curadoria literária do evento foi assinada pelo jornalista e escritor Mário Hélio Gomes que, além do indiano Deepak Chopra, trouxe para o Estado nomes influentes da literatura mundial, como Abdel Bari Atwan (Palestina), Tariq Ali (Paquistão), Joumana Haddad (Líbano) e Derek Walcott (Santa Lúcia, Caribe) – vencedor de um Prêmio Nobel de Literatura, e Gonçalo M. Tavares (Portugal). A coordenação executiva da Festa ficou sob a responsabilidade de Eduardo Côrtes.

Gandhi no encerramento da Fliporto

As filosofias orientais tomaram conta do último dia da VII Fliporto
O líder espiritual hindu foi interpretado pelo ator mineiro João Signorelli | Foto: Tom Cabral/Santo Lima
O líder espiritual hindu foi interpretado pelo ator mineiro João Signorelli | Foto: Tom Cabral/Santo Lima
A Festa ampliou o sucesso das outras edições e trouxe ao público o Cine Fliporto, segmento voltado para o cinema, que homenageou os cineastas Guel Arraes e Tizuka Yamasaki, com curadoria do crítico de cinema Alexandre Figueirôa. O cineasta Nelson Pereira de Santos, precursor do Cinema Novo no Brasil, e que dirigiu Casa Grande & Senzala, obra homônima de Gilberto Freyre, foi um dos grandes nomes nacionais que estiveram no Congresso Literário.

Outro polo que atraiu a atenção do público foi o Fliporto Digital, setor do evento que acolheu, sob a coordenação da webdesigner Cláudia Cordeiro, as novidades tecnológicas no ramo literário e que saudou os irmãos Sílvio e Luciano Meira. Toda a programação do evento foi transmitida ao vivo pela TV Fliporto. O público infanto-juvenil também teve uma novidade este ano com os polos exclusivos, chamados Fliporto Criança e a inédita Fliporto Nova Geração, onde foram apresentadas palestras, oficinas e brincadeiras didáticas voltadas para o mundo da Literatura.

O homenageado foi Malba Tahan, famoso professor de matemática que faleceu na capital pernambucana e cultuou uma radical mudança na educação infantil. A Festa também fez uma ode ao Meio Ambiente por meio da EcoFliporto, que trabalho junto ao público presente o tema “Pernambuco Jardim de Baobás”, posto que, depois da África, nosso Estado tem o maior número dessa espécie de árvore plantadas.


Nosso Livro:
"As línguas que botam a boca no mundo"
Nesse fantástico e renomado ambiente literário tivemos a oportunidade de divulgar nossas experiências, em uma cidade onde há Arte por toda Parte, onde a descontração e a simpatia do povo pernambucano encantam, ao mesmo tempo em que demonstram os grandes avanços ocorridos no Estado durante estes últimos anos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil