Usina das Artes - Usina Polifônica 2012

        A Associação Cultural Itália Porto-Alegre, que participa  da Programação da Usina desde 2008, onde realiza encontros de Conversação em Italiano e atua na Usina de Educação desde 2010, oportunizando momentos culturais aos alunos da EMEF Loureiro da Silva,  se fez presente ao maravilhoso encontro da Usina Polifônica.
A Capoeira com Mestre Gororoba, Fernando Pessoa/Jairo Klein, o Diretor da Usina Caco Coelho, Akin Percussão, Oriental Beat com Grazi Shazadi e João Byvys, recebem e introduzem o Prefeito e os Convidados à apresentação.


   Foi realizada na noite desta sexta-feira, 22, a abertura da 8ª edição do Usina das Artes. A apresentação da Usina Polifônica, um espetáculo coletivo de teatro, dança e música, ocorreu no mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro.  O evento contou com a presença do prefeito José Fortunati. 


    Com o objetivo de dinamizar o local através de diversos grupos de teatro, dança e música, passou-se a utilizar os espaços para pesquisa, produção e circulação de novas linguagens cênicas. O Usina das Artes é uma parceria entre poder público, classe artística e empresas privadas.

Depósito do Teatro apresenta "Um Verdadeiro Cowboy"



Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura, o projeto surgiu em março de 2005 em torno da ideia do "território cultural". Hoje, a Usina Polifônica está formada pelos grupos Teatrofídico, Teatro Sarcáustico, Santa Estação, Depósito de Teatro, Grupo dos Cinco, Neelic, Cuidado que Mancha, Grupo Jogo, Levanta Favela, Ânima, Teatro Geográfico, Eduardo Severino e Cômica.
Eduardo Severino - Cia de Dança (Apresentação Coletiva)


No começo do ano, o edital foi publicado e diferentes grupos apresentam propostas para ocupar os espaços culturais de Porto Alegre por 12 meses. As companhias passaram por um processo de seleção que exige, entre outras coisas, um trabalho continuado de, pelo menos, três anos de existência, além do cumprimento de uma temporada com o mínimo de quatro semanas e seis apresentações do grupo e a realização de oficinas bimestrais. Os grupos também se comprometem a realizar atividades com entrada franca em um dia do mês.
Cuidado que Mancha - Bach para Crianças


As atividades culturais se dividem entre peças teatrais, intervenções coreográficas, shows musicais, oficinas e cursos. A seleção foi realizada por um colegiado formado pelo representante do Gabinete da Secretaria da Cultura, Antônio Hohlfeldt, pelo diretor da Usina do Gasômetro, Caco Coelho, e pelo coordenador de Artes Cênicas da Prefeitura de Porto Alegre, Breno Ketzer.


A partir de Junho, a divisão das salas da fica a seguinte:


Sala 209 – Ânima Cia. de Dança; Eduardo Severino Cia. de Dança 

Sala 309 – Santa Estação Cia. de Teatro; Teatro Sarcáustico 

Sala 400 – Tetrofídico 

Sala 402 – Depósito de Teatro 

Sala 502 – Cuidado que Mancha 

Sala 504 – Cômica Cultural 

Sala 505 – Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela; Grupo dos Cinco 

Cuidado que Mancha - Bach para Crianças
  
O Centro Cultural Usina do Gasômetro – Atualmente, recebe mais de 1 milhão de visitantes ao ano. O Usina das Artes realizou até o momento 14 mil atividades culturais, sendo mais de 4,5 mil apresentações de teatro, dança, música e circo, feitas por 95 grupos artísticos. Em 2009, o projeto se tornou lei municipal aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, sendo o único no país que reconhece o trabalho continuado do artista. O projeto nasceu em 2005, quando agregava o nome “Gestação Cultural”. 

Em 2010, dele surgiram outros dois projetos: o Usina da Educação e o Usina na Praça.
Usina da Educação – Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Fundação de Educação e Cultura do Internacional (Feci). Tem o objetivo de integralizar o ensino e, através da arte, contribuir na formação da cidadania nas crianças e adolescentes.

Usina na Praça – Realizado em parceria com a Coordenação de Música e a Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), estende para a rua o mundo artístico vivido dentro da Usina do Gasômetro, com espetáculos na Praça da Usina do Gasômetro no palco próximo à estátua de Elis Regina. A iniciativa teve até o momento 61 edições, com um público total de aproximadamente 45 mil espectadores"..
  
/artes /cultura
Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Fotos: Ere Mogetti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil