Una città tira l'altra - Pavia, no circuito das cidades de Arte

   No dia 1º de setembro visitamos a cidade de Pavia, uma bela cidade com 73.752 hab, plena de belezas indescritíveis, porém tendo Armando Traversoni como guia realmente faz a diferença para compreender  fatos históricos e observar lugares que merecem especial atenção.
   Assim, partindo de um circuito de Cidades da Arte na "Pianura Padana"  apresento a vocês alguns detalhes das nossas viagens. Espero que gostem e curtam conosco esse passeio. Mas  nos próximos queremos contar com a presença de vocês!!!


  Pavia foi a primeira capital longobarda da Itália e desde a Idade Média é a sede de uma das mais antigas universidades italianas.




Entrada principal do Castello Visconteo,


       Mas vamos iniciar com o Castello Visconteo, construído em 1360, pelo Visconde Galleazzo. Em seu interior  atualmente abriga o Museu Cívico, a Pinacoteca Malaspina e em suas salas são realizadas diversas  Mostras de Arte, especialmente contemporânea.




Entrada do Museu Cívico

Nos últimos anos, no castelo são organizadas várias exposições, e shows durante o verão, mesmo dentro da quadra.























     Mas o  Castelo de Pavia foi acima de tudo a esplêndida sede de corte refinada, como ainda é possível intuir de sua bela arquitetura, suas janelas, o grande pórtico, o pátio suntuoso e dos afrescos das salas internas, que refletem o gosto do estilo gótico internacional.  Na segunda metade dos séculos XIV e XV, o castelo foi um importante centro de produção artística. De particular beleza da decoração com empresas Visconti no céu estrelado do "Blue Room", as figuras de Cristo morto e os santos na capela original, no piso térreo, as razões para estofados e imagens femininas no fundo de rosas.

Basilica di San Pietro in Ciel d'Oro


Depois fomos visitar a Basílica de São Pedro no Céu de Ouro, onde chegamos no exato momento em que um   Frei abria sua ampla porta e nos acolhia com um belo sorriso. Após nos dar algumas indicações sobre a Igreja e sobre a vida de Santo Agostinho, se recolheu na Sacristia. 
A Igreja construída na época românica, foi fundada pelo Rei longobardo Luitprando, para abrigar os restos de Santo Agostinho.
"Lo corpo ond'ella fu cacciata giace giuso in Cieldauro ed essa 
da martiro  e da essilio venne a questa pace". Dante 


Basilica di San Pietro in Ciel d'Oro



Arca onde está depositada a urna com os restos
 mortais de Santo Agostinho

Il Ponte Coperto

Sobre o Rio Ticino se estende majestosamente  a Ponte Coberta, que liga o centro histórico com Borgo Ticino, que foi habitado historicamente pelas lavadeiras e pescadores. Pela ponte larga passam automóveis e ônibus, mas em seus amplos arcos os turistas e casais apaixonados apreciam as belezas oferecidas pela cidade e pela natureza, que convida para um passeio relaxante. Bem, e foi o que fizemos!


Piazza della Vittoria


Coração da cidade, a Praça da Vitória é lugar de mercado desde os séculos XIVe XV, com seus arcos e mesinhas ao ar livre, onde é obrigatório parar e degustar "una birra" ou "l'aperitivo".


Duomo (Igreja Matriz) de Pavia com a terceira
maior cúpula em tamanho na Itália
  
Espaço onde caiu uma das suas torres
Escultura em ferro, representando a torre caída,
foi fixada nas suas grades








Atrás da Igreja monumental




























A cúpula central, octogonal, tem uma altura de 97 metros e extensão de 34 pesando 20 000 toneladas. Ao lado da catedral está as ruínas da torre cívica que desabou em 17 de marco 1989.  
Estacionamento das Bicicletas disponibilizadas
para locomoção na cidade



Pávia é também uma cidade com muitos jovens, especialmente porque abriga uma das universidades mais antigas e importantes da Europa. 
Em particular, a sua Faculdade de Medicina e Direito têm um prestígio especial na Europa por sua pesquisa pioneira e sua tradição de séculos, que tem visto muitos alunos ilustres. 
As pesquisas realizadas sobre a cura do  câncer também são reconhecidas mundialmente. Frequentemente são realizados simpósios internacionais em Pavia sobre oncologia.
Palazzo Broletto - Sec. XIII



Homenagem a Garibaldi
Muitas atividades culturais





Provavelmente um parente da família  Mogetti 








 

Como chegar:
Avião: Milano Linate e Malpensa
Carro: Autoestrada A7 e A21
Trem: Stazione Piazzale della Stazione

Info: Palazzo del Broletto
www.comune.pv.it
www.circuitocittadarte.it
Fotos de Armando Traversoni e
Ereci Mogetti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil