Vindimia 2013 em Bento Gonçalves: Colheita ao Luar

Bento Gonçalves é cada vez mais um dos mais belos e importantes roteiros turísticos da Serra Gaúcha. Neste verão de 2013 voltamos e nos surpreendemos com as novidades. Percebemos que uma nova geração está investindo no turismo e com isso ampliando a  qualidade e a criatividade das atividades oferecidas aos visitantes. Entre as surpresas encontradas, destacamos a Colheita ao Luar, uma parceria entre o Hotel Dall'Onder e a Vinicola Lovara.

A saída foi do Dall’Onder Grande Hotel e a duração da atividade estava prevista para o horário das 19h às 21h, incluindo transfer ida e volta vinícola Lovara/hotel, visita aos vinhedos e fabricação do vinho.


Na Vinícola Lovara o grupo foi recebido  pela jovem e competente enóloga Patricia, que ao oferecer a primeira taça de espumante, nos encaminhou por uma trilha deliciosa de sabores e aromas. 

Degustando vinhos harmonizados aos sabores (e foram tantos!!), tivemos uma prazerosa aula sobre como beber com atenção. Ela destacou a importância da análise visual, olfativa e gustativa.

Partindo da intensidade de cor, a tonalidade, a limpidez, a transparência e as lágrimas, ensinou que deve-se colocar vinho em cerca de 1/3 do copo e apreciar o vinho tanto ao nível dos olhos, como inclinado a 45 graus sobre uma superfície branca.








Entre tantas aprendizagens, re-descobrimos que o vinho tem seus componentes voláteis e revela as mesmas moléculas que criam aromas que nos são familiares, que ao serem nomeados parecem se concretizar: madeira, frutas negras, cassis, passas, morango... 

Harmonizamos os vinhos brancos com salada, os tintos com massa e os espumantes com peras ao vinho, acompanhadas de sorvete. Uma delícia!

Quando a noite caiu fomos para mágica a Colheita de uvas ao Luar, onde outras degustações maravilhosas nos aguardavam, ao som de uma belíssima música ao vivo. 





E vocês podem imaginar quanto custa essa maravilhosa "orgia gastronômica" e essencialmente cultural? Somente trinta e cinco reais, foi o valor que pagamos:






Normalmente a   Degustação de vinhos e espumantes é feita com torradinhas, tábua de frios, etc. Para as crianças, fondue de frutas com nutella. Valor a consultar. Informações: (54)3455-3555 A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante.

Para saber mais sobre Bento em Vindima visite o site: http://www.turismobento.com.br
Para aprofundar a história da região, em língua italiana, visite o nosso site: Associação Cultural Italia - Porto Alegre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil