Prêmio Braskem entregue no Porto Alegre em Cena


Na noite de encerramento do 20° Porto Alegre Em Cena, a equipe da Cia Rústica de Teatro não subiu no palco do Theatro São Pedro para se apresentar, mas sim para comemorar e receber um cheque no valor de 20 mil reais. A peça Natalicio Cavalo foi a grande vencedora do 8° Prêmio Braskem Em Cena, que valoriza as obras gaúchas apresentadas no Festival Internacional de Artes. Na cerimônia realizada nesta segunda-feira, 23, além do incentivo financeiro, o grupo recebeu o troféu e um bom motivo para seguir investindo na arte de emocionar as pessoas. “Muito, muito obrigada a todos os que nos apoiaram. Mas em especial, eu destaco o nosso agradecimento aos nossos ancestrais, porque eles que inspiraram essa peça”, disse a atriz Priscilla Colombi, numa referência ao tema do espetáculo, que lança um olhar festivo sobre a experiência da mortalidade. (fotos)

O anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati, que destacou a importância do festival e do prêmio no estímulo às companhias de teatro regionais. “Foram espetáculos belíssimos, com grande adesão do público e repercussão internacional. O Porto Alegre Em Cena é sempre assim, um dos mais importantes eventos culturais da cidade e um destaque das artes cênicas no país, que valoriza os talentos gaúchos e premia os que se destacam dando incentivos a esses grupos. Estamos encerrando, sem dúvida nenhuma, o Porto Alegre em Cena em alta e preparando já a edição de 2014”, afirmou Fortunati.

Para o júri popular, o melhor espetáculo apresentado durante os 20 dias do Porto Alegre em Cena foi O Baile dos Anastácio, do grupo Oigalê. A peça também levou o prêmio de melhor ator/bailarino, pelo desempenho de Hamilton Leite.

Na categoria melhor atriz/bailarina, a escolhida foi Thainá Gallo, de A Noite Árabe, uma realização do Grupojogo de Experimentação Cênica em parceria com a Verte Filmes. Camila Bauer recebeu o reconhecimento como melhor diretora. Ela dirigiu o espetáculo Estremeço, da Cia Stravaganza. E uma novidade da cerimônia este ano foi o troféu destaque, que premiou o cenógrafo Raul  Voges. Cada um recebeu 3 mil reais em dinheiro.

“A prefeitura tinha o Porto Alegre Em Cena há muito tempo. A Braskem somou-se a esse projeto para reconhecer o teatro gaúcho e isso se consolidou como um grande sucesso. Neste oitavo ano tivemos novidades com a nova categoria que é o prêmio destaque e também ampliamos para 2 apresentações de cada espetáculo gaúcho.  É assim que a gente faz as coisas bem feitas, com essa parceria do poder público com a iniciativa privada. É com apoio, é com investimento que nós vamos fazer a diferença”, disse o diretor de relações institucionais da Braskem, João Freire.

Com muita música, dança e um show de interpretação, os atores Gabriela Greco e Silvero Pereira comandaram a cerimônia junto com a banda Capitão Rodrigo, numa grande apresentação artística que teve a direção de Jezebel De Carli.

Os espetáculos – Dez peças e shows gaúchos participaram do 20º Porto Alegre Em Cena: A Noite Árabe (Verte e Grupojogo); Casa das Especiarias (Terpsi); CNPJ - Uma Comédia Totalmente Ficcional (Teatro Sarcáustico); Coração Randevú (com Zé Adão Barbosa e direção de Patrícia Fagundes); Eu Estive Aqui (Porto Alegre Cia de Dança); Estremeço (Cia Stravaganza); Las Cuatro Esquinas (Cia de Flamenco Del Puerto); Natalício Cavalo (Cia Rústica); O Baile dos Anastácio (Oigalê) e Parafuso de Algodão (Grupo ContraQueda).

 Os dez espetáculos concorrentes foram escolhidos por um júri de seleção formado por Alexandre Magalhães e Silva, Jussara Miranda, Breno Ketzer, Fernando Zugno, Inês Marocco, Jezebel de Cari, Marcelo Restori, Margarida Peixoto, Mauro Soares e Vika Schabbach.

Porto Alegre Em Cena – Neste ano comemorativo, 38 montagens integraram a programação. Seis espetáculos internacionais vindos da França, Itália, Uruguai, Ilha da Madeira (Portugal), Chile e México passaram pela cidade. Entre as produções nacionais estiveram espetáculos de grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraná, além das 10 peças gaúchas que concorreram ao Prêmio Braskem em Cena.

“No Brasil, um projeto cultural como o Porto Alegre Em Cena completar 20 anos é uma vitória. Só quem trabalha com teatro, com as artes cênicas, sabe o quanto é difícil e desafiador montar uma peça. O que dizer então de um festival. É por isso que eu fico muito feliz de fazer parte disso desde o início”, declarou o coordenador do Porto Alegre Em Cena, Luciano Alabarse.

Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil