Carta de Boas Festas do Presidente da Associação

Queridos sócios, queridos amigos..

Hoje é 31 de dezembro e esta data é uma ocasião para reflexões sobre o ano que passou e para programar o ano novo. E 2013 foi um ano do qual podemos fazer um balanço muito positivo.
Graças a todos vocês, cada um com a sua parte, fizemos viver a Associação, através de experiências, eventos e encontros muito belos, algumas vezes emocionantes, sempre de grande amor à cultura e à língua italiana.

Tudo começou com o evento “Somos assim”, organizado por nós, com a participação do Consulado Italiano, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, com um Mostra de Autorretratos, de artistas ítalo-descendentes e italianas, com Curadoria da artista Mara Caruso e de Emília Viero, contou com a presença de Autoridades, entre as quais o Presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Duarte, o Cônsul Geral da Itália, Augusto Vaccaro e Esposa, a Vereadora Sofia Cavedon e o Vereador de Porto Alegre, Elizandro Sabino, que nos recebeu, possibilitou o uso dos espaços da Câmara Municipal e também de seu assessor parlamentar, Richard dos Santos. Contamos com a colaboração da Escola de Gestão Pública da Administração Municipal, em especial das servidoras Caroline Tramontina e Paola Fontana. No encerramento foi servido um coquetel da "Cocktail Lumiar", acompanhado de vinhos da Vinícola Bellé.

No dia seguinte foi realizado o “Diálogo – Café”, um debate coordenado por Ereci Mogetti, com a participação da pintora e escultora Zoravia Bettiol, da Vereadora Municipal Sofia Cavedon, da representante feminina da Política Italo-brasileira, Claudia Antonina, da Dra. Joice Armani Galli, docente da Universidade Federal de Pernambuco, de Incoronata Grosso e do Consul Geral da Itália em Porto Alegre, Augusto Vaccaro. Ao final do debate sobre a condição das mulheres nos diversos campos e na realidade contemporânea, foi projetada uma parte do Concerto "Amiche per
l'Abruzzo" e foram sorteadas camisas femininas da “Dudalina” para as participantes. O evento contou ainda com o apoio do Instituto Italiano de Firenze, do “Porto Presentes” de Giuseppe Ferraro, do  Café Melita, do Restaurante Mama Júlia do Mercado Público, local onde o Consul Augusto Vaccaro entregou os Certificados de Participação.

De março a dezembro desenvolvemos Conversações em  Italiano, na Usina do Gasômetro, todas as quartas-feiras, com o Projeto "Pomeriggio Italiano", onde falamos sobre a Cultura Italiana, Veneza,  Dante Alighieri, Pasolini, Renzo Arbore, Giuliano Gemma e  Spaghetti Western,  Franca Rame,  Piemonte, Langhe, Lago Maggiore,  Lombardia, Toscana e Lucca,  Ferragosto e  Noite de São Lourenço, Império Romano e Aníbal; falamos sobre Lírica e Melodrama, sobre Pirandello e Ítalo Calvino, dos cantores Enzo Jannacci, Giorgio Gaber, Roberto Vecchioni, Francesco de Gregori, Lucio Dalla, Adriano Celentano, Francesco Guccini, Ligabue, Elisa, Fabri Fibra, De André.

Os encontros de Conversações em Italiano tiveram 180 presenças e a entrega dos Certificados foi realizada na nova sede da Associação de Porto Alegre, na Rua Dona Ondina 112, com o apoio do Instituto de Firenze, que colocou à disposição duas Bolsas de Estudos para o Curso, que se realizará na Sede de Firenze. Os sorteados foram Alfredo Carrasco e Sofia Viero.

Durante o mês de setembro destacamos a inscrição de Simone Dani no Curso Língua Italiana, com duração de 4 semanas, no Instituto Italiano de Firenze, através do Convênio com a nossa Associação, o que lhe permitiu um importante desconto.

Importante também destacarmos o evento de boas vindas ao Embaixador da Itália, Raffaele Trombetta, que visitou o Rio Grande do Sul e Porto Alegre pela primeira vez. Nessa homenagem o Consul Geral da Itália Augusto Vaccaro nos apresentou ao Embaixador, e nos honrou com a lembrança da Mostra pelos 150 anos da Unidade da Itália, que organizamos em 2011.

Muitas foram as ocasiões para festejarmos à italiana os nossos encontros, a partir de reuniões da Associação.

Na metade de dezembro participamos, como Associação, da “Festa Natalizia”, que Fernando e Vânia Biffignandi organizam, convidando os amigos da Comunidade de ítalo-descendentes para passar uma noite de amizade e alegria, degustando um bom vinho e brindando o Natal e Ano Novo,
Não poderia ser melhor o encerramento deste proveitoso 2013

Agradecendo a todos, envio os melhores votos para 2014,


Armando Traversoni
Tradução: Ere Mogetti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil