Arcimboldo - Artista de Milão, entre Leonardo e Caravaggio

Giuseppe Arcimboldo, o Arcimboldi (1526-1593), é uma das histórias mais singulares da Arte. Pintor, entre os mais amados, celebrados e imitados por seus contemporâneos, em uma época povoada de personagens célebre como Michelangelo e Tintoretto, Francesco Bacone, Giordano Bruno e Nicolò Copernico, apenas após poucos anos de sua morte foi aos poucos cancelado da memória artística.



Somente na metade do século XVII, sua obra reaparece, mas considerada somente como “curiosidade” foi classificada entre “peculiaridades e esquisitices”. E assim o nome de Arcimboldo desaparece novamente por mais dois séculos.
São os Surrealistas e Dadístas a  redescobriram esse grande Artista durante o século XX. Entre os primeiros a reconhecer sua genialidade foi Salvador Dali.
Atualmente o pintor Quatro Estações.














Outra obra muito interessante é o Bibliotecário:


Arcimboldo foi poeta, pintor, pesquisador de ciências naturais, cenógrafo e precursor do teatro experimental, astrólogo, místico, ocultista e também realizou vitrais na Catedral de Milão:



Na Catedral de Monza também se encontra outra belíssima obra de Arcimboldo:

Alguns historiadores da arte classificaram Giuseppe Arcimboldo como um pintor Maneirista, escola artística que sucedeu ao primeiro Renascimento na Itália, França, Viena e Praga. A idéia era envolver o espectador, espantá-lo e levá-lo ao engano. Portanto pareceria legítimo enquadrar Arcimboldo nesta escola, embora outros historiadores da arte o classifiquem de forma exatamente inversa, como um anti-Maneirista. Seus quadros fizeram muito sucesso na corte dos Habsburgos em Viena, onde reproduziu muitas pinturas com a temática das quatro estações.

Em 2011 foi realizada uma grande exposição, demonstrando sua importância na Arte Italiana: “Arcimboldo. Artista milanese tra Leonardo e Caravaggio, que reuniu 355 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas, armaduras, livros, fósseis e camafeus. Este vídeo apresentado pela curadora da Mostra: Ferino-Pagden Sylvia

Sites que sugerimos visitar:
http://arcimboldo.skira.net/presentazione.html
http://it.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Arcimboldo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil