Aniversário de Porto Alegre - 243 anos



A Prefeitura promove, entre 21 e 29 de março, a 56ª Semana de Porto Alegre. A data, em 2015, comemora os 243 anos de fundação da cidade e homenageia o centenário do cantor e compositor Túlio Piva. Mesmo natural de Santiago, onde nasceu em dezembro de 1914, Piva construiu sua vida e sua carreira artística em Porto Alegre, onde criou obras-primas da música popular brasileira, como “Gente da Noite” e “Pandeiro de Prata”.


O tema da edição 2015 é o “Encontro”, e, entre os pontos altos da programação, está o tradicional Baile da Cidade, que este ano muda de local, para o Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público: um “reencontro” com o coração da cidade. E, em meio a eventos culturais, como a apresentação da Ospa e da Orquestra Villa Lobos ou o show da cantora Gal Costa, no Araújo Vianna, o destaque fica por conta das entregas importantes que acontecem ao longo da semana.

No dia 26, a data do aniversário da cidade, será liberada para o trânsito de automóveis a elevada da III Perimetral sobre a Avenida Bento Gonçalves. Reata-se, assim, a ligação viária entre os bairros Partenon e Jardim Botânico: um “reencontro” entre as zonas Sul e Norte da cidade. No dia 27, a cinemateca do Capitólio será liberada ao público, depois de uma ampla recuperação, que resgatou alguns dos aspectos originais do prédio centenário: um “reencontro” com a História.

E este é o espírito dessa Semana de Porto Alegre: promover o encontro entre as pessoas e os recantos mais queridos de nossa cidade... entre a arte e a cultura... entre os artistas e o seu público... entre as torcidas... entre o passado, o presente e o futuro da metrópole. Uma cidade que, se já tinha um lugar garantido no coração dos gaúchos, depois de sediar uma Copa do Mundo deixou milhares de corações partidos, pelos quatro cantos do mundo, todos a espera do próximo encontro.

Como parte das celebrações dos 243 anos de Porto Alegre - comemorados oficialmente agora em 26 de março - a cidade vai receber a cantora Gal Gosta um dia antes, 25, com a estreia de um show inteiramente dedicado à obra de Lupicínio Rodrigues. A apresentação será no Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685) e terá entradas com preço fixo de R$ 30, com meia-entrada para estudantes ou idosos. Os ingressos devem ser adquiridos com antecedência nos dias 23 e 24, no Centro Municipal de Cultura (Érico Veríssimo, 307).

Programação completa: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/semanapoa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil