A Associação participou da Homenagem a Sebastião e Lélia Salgado

Sebastião Salgado é Cidadão de Porto Alegre e Lélia Salgado tem Título de Honra ao Mérito
Tivemos a honra de representar a Associação Cultural Itália-Porto Alegre na linda homenagem prestada ao grande fotógrafo Sebastião Salgado e sua companheira Lélia Salgado, nesta sexta-feira, 14/03/14, quando a Câmara Municipal de Porto Alegre, entregou-lhes respectivamente, o título de Cidadão de Porto Alegre e o Diploma de Honra ao Mérito.  As homenagens foram propostas pela vereadora Sofia Cavedon (PT), que lembrou a importância da obra do fotógrafo Sebastião Salgado, da luta política e ambiental do casal. Ela destacou também o trabalho de Curadoria de Lélia Salgado e relacionou a homenagem dedicada no mês das mulheres: “Reconhecer seu trabalho de curadora, arquiteta e designer, é desvelar o papel fundamental que as mulheres realizam, sua competência e contribuição de construção de humanidade”
Presidente da Associação Cultural Itália-Porto Alegre
O fotógrafo agradeceu dizendo:  “Ter o nosso nome ligado a Porto Alegre é muito importante”, lembrou de sua exposição Êxodos, durante o Fórum Social em Porto Alegre, em 2000 e destacou as conquistas históricas do Rio Grande do Sul, a importância da cidade e de ser agora, com muita honra, um Cidadão de Porto Alegre. Lembrou em sua fala o  crescimento que o Brasil teve nos últimos anos e que nós brasileiros devemos nos orgulhar do reconhecimento conquistado no cenário mundial, que ele testemunha em todas as suas atividades internacionais. Sebastião Salgado falou sobre sua atuação junto às populações indígenas e as reivindicações realizadas para proteção de suas terras, afirmando:  “Quero, com o meu trabalho fotográfico, homenagear essas populações!"

Durante a homenagem foi lembrada o importante projeto de recuperação de Mata Atlântica no vale do Rio Doce em Minas Gerais, onde o casal Salgado, desde os anos 90,  já plantou  quase um milhão e meio de árvores. Essa maravilhosa e concreta ação ambiental deu origem à  ONG Instituto Terra, presidida por Elia Salgado, tem como objetivo principal a recuperação e a preservação da floresta, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, da qual ela é a presidente.
Mostra GENISIS na Usina do Gasômetro

A Mostra "Genesis", cm curadoria de Lélia Salgado, companheira do fotógrafo há 50 anos, está exposta na Usina do Gasômetro de Porto Alegre e apresenta mais de 245 fotos que oferecem uma síntese de 39 ensaios-reportagens realizados entre 2004 e 2012 em mais de 30 países, distribuídos por África, Ásia, Américas, Oceania e Antártica.  A exposição faz parte da programação estendida do 7º FestFotoPOA.
Ereci Mogetti na Mostra GENESIS
Agende-se para visitar a Exposição "GENESIS", na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551), em Porto Alegre,  de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 21h.
Entrada franca até 12 de maio.

Fonte:
http://www.institutoterra.org/
Correio do Povo
http://sofiacavedonpt.blogspot.com.br
http://wp.clicrbs.com.br/redesocial/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil