A Associação Cultural tem a honra em participar deste Projeto de Cidadania!
O Presidente Armando Traversoni e seus pequenos cantores da música de Jovanotti, surpreenderam a platéia com uma bela apresentação da música "Tanto"um rap italiano*.
*La canzone originale, traccia n° 1 del singolo, in stile rap è caratterizzata da un faccia a faccia domanda-risposta, in cui Jovanotti riveste i panni sia
dell'interrogatore che dell'interrogato. |
Neste segundo semestre do ano, as aulas do projeto focaram no desenvolvimento artístico necessário à criação de um espetáculo ou mostra. Além das atividades citadas, os alunos tiveram aulas de capoeira com o professor Alan, assistiram a filmes no cinema da Usina, a Sala P.F. Gastal, e realizaram passeios semanais em locais que contribuíssem para seu aprendizado, como o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa e a Bienal do Mercosul. |
|
|
De quebra, as crianças participam do 3° Salão de Arte Afro-Brasileira – em exposição até 26 de dezembro no térreo – através do trabalho realizado sob a orientação do projeto Usina do Papel, há mais de 20 anos em atividade continuada.
PROGRAMAÇÃO
Apresentação - Entrega dos certificados do curso de informática da Procempa - Teatro Sarcáustico (profa. Guadalupe Casal) - Dança de Salão (prof. Anderson Lee) com acompanhamento de bateria do projeto “Esporte dá samba” - Contação de Histórias (ONG Cataventus) - Teatro com Neelic (prof. Bruno Fernandes) - Teatrofídico (prof. Eduardo Kraemer) - Usina do Papel: desfile de máscaras africanas confeccionadas pelos alunos - Música (prof. João Coimbra) - Italiano (Associação Cultural Itália Porto Alegre) - Dança Contemporânea com Eduardo Severino Cia. de Dança (profs. Luciano Tavares e Éverton Nunes)
|
|
Música e criatividade - Alunos e monitores fazem Campanha
para arrecadar instrumentos. COLABORE! |
|
Uma deliciosa Pizza para comemorar o sucesso das apresentações |
O projeto de integralização do ensino, ligado ao Cidade Escola da SMED/FECI, teve início em agosto de 2010, com o objetivo de, através da arte, contribuir na formação da cidadania nas crianças e adolescentes. De terça a sexta-feira, 4 dias por semana, pela manhã e pela tarde, um ônibus busca os alunos na Escola José Loureiro da Silva, traz à Usina e os leva de volta ao colégio. Os de 7 a 12 anos realizam as oficinas pela manhã e os de 12 a 16 pela tarde; semanalmente eles realizam passeios a lugares heterogêneos que contribuam para seu aprendizado.
|
Armando Traversoni, Diretora da EMEF Loureiro da Silva e Monitores
Realização: Usina do Gasômetro, SMED (Secretaria Municipal da Educação) e FECI (Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional). Assessoria Usina usina@smc.prefpoa.com.br
|
A Ereci e Armando, vai os parabéns pelo que fizeram e faram em 2011.Incansáveis, trabalhos maravilhosos.MEU RECONHECIMENTO!!! Clarice Stangler.
ResponderExcluirQuerida Clarice, obrigada pelo carinhoso comentário. São atividades como essas que nos dão o maior retorno: a alegria das crianças e a divulgação da cultura italiana. Beijo no teu coração e de pessoas que apreciam e realizam atividades sociais.
ResponderExcluirPublico também uma linda mensagem que recebemos por e-mail:
ResponderExcluirQue trabalho edificante esse que realizam com as crianças. Essa dádiva de fazer o bem é dado somente a quem tem a sensibilidade e o coração voltados para aqueles mais necessitados de carinhos e atenções. Nada mais gratificante para nossas almas do que ver a felicidade no rostinho desses meninos, muitas vezes tão carentes de tudo e, nessa época que nos sentimos mais sensíveis, é que podemos realmente olhar para o Alto e agradecer ao Gesú Bambino por tudo aquilo que somos e que possuímos. Voces são privilegiados por terem um coração pulsando dentro do peito não feito só de músculos, mas com uma dose muito grande de amor e afeto.
Que conservem sempre esse espírito voltado para o amor aos nossos irmãos mais carentes.
Com carinho
Olga