Giorgio MORANDI em Porto Alegre
La Fondazione Ibere Camargo, di Porto Alegre, presenta nelle sue sale, l'Esposizione "Giorgio Morandi in Brasile", dedicata al maestro italiano.
Foto de Morandi, na Fundação Iberê Camargo Gigantografia di Morandi nella Fondazione Ibere Camargo |
A Mostra estará à disposição do público de 30 de novembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2013, oferecendo um conjunto de obras do renomado artista, considerado um dos maiores pintores do século XX. São 40 pinturas e 15 gravuras, que contribuem para o entendimento de sua obra.
La Mostra sarà aperta al pubblico dal 30 novembre al 24 febbraio 2013, offrendo un insieme delle opere del rinomato artista, considerato uno dei maggiori pittori del XX secolo. Sono 40 dipinti e 15 incisioni, che contribuiscono alla comprensione della sua opera.
La Mostra sarà aperta al pubblico dal 30 novembre al 24 febbraio 2013, offrendo un insieme delle opere del rinomato artista, considerato uno dei maggiori pittori del XX secolo. Sono 40 dipinti e 15 incisioni, che contribuiscono alla comprensione della sua opera.
Natureza Morta, óleo sobre tela, 60 x 508 cm Col. Eni S.p.A Patrimônio Artístico. Natura Morta, olio su tela. Coll. ENI S.p.a. Patrimonio Artistico |
A Curadoria realizada por Alessia Masi e Lorenza Seleri é belíssima e tem o carinhoso gesto histórico ao recriar a "Sala Especial" dedicada a Giorgio Morandi na IV Bienal de São Paulo, em 1957. Aquela Mostra contribuiu significativamente na História da Arte Brasileira, pois influenciou varios artistas, como o próprio Iberê Camargo.
La realizzazione di Alessia Masi e Lorenza Seleri è bellissima e ha un affettuoso gesto storico nel ricreare la "Sala speciale" della IV Biennale di San Paolo del 1957, a lui dedicata. Quella Mostra contribuì significativamente alla Storia dell'Arte Brasiliana, poiché influenzò vari artisti, come lo stesso Ibere Camargo.
La realizzazione di Alessia Masi e Lorenza Seleri è bellissima e ha un affettuoso gesto storico nel ricreare la "Sala speciale" della IV Biennale di San Paolo del 1957, a lui dedicata. Quella Mostra contribuì significativamente alla Storia dell'Arte Brasiliana, poiché influenzò vari artisti, come lo stesso Ibere Camargo.
Morandi selecionava meticulosamente os modelos para suas composições e muitas vezes os "vestia", pintando-os com diferentes cores. Eram vasos, garrafas, tigelas, flores artificiais e também paisagens, todos analisados profundamente, com diferentes efeitos de luminosidade, observando acuradamente suas formas e volumes, no espaço.
Morandi selezionava meticolosamente gli oggetti per comporre la natura morta e molte volte li "vestiva", dipingendoli di differenti colori, Erano vasi, bottiglie, scodelle, fiori artificiali e anche paesaggi, tutti analizzati profondamente, con differenti effetti di luminosità, osservando accuratamente le forme es i volumi, nello spazio.
Morandi selezionava meticolosamente gli oggetti per comporre la natura morta e molte volte li "vestiva", dipingendoli di differenti colori, Erano vasi, bottiglie, scodelle, fiori artificiali e anche paesaggi, tutti analizzati profondamente, con differenti effetti di luminosità, osservando accuratamente le forme es i volumi, nello spazio.
Natureza morta, óleo sobre tela, 31,8 x 43,7 cm. Coleção Museu Morandi, Bologna. Natura Morta, olio su tela. Collezione Museo Morandi di Bologna. |
Entre 1913 e 1929 foi professor em algumas escolas primárias, ensinando desenho geométrico.
Em 1930 foi-lhe oferecido o cargo professor de gravura na Academia de Belas Artes de Bolonha, que manteve até 1956.
Tra il 1913 ed il 1929 fu professore in alcune scuole insegnando disegno geometrico.
Nel 1930 gli venne offerta la cattedra di professore di incisione presso l'Accademia di Belle Arti di Bologna, incarico che mantenne fino al 1956.
Tra il 1913 ed il 1929 fu professore in alcune scuole insegnando disegno geometrico.
Nel 1930 gli venne offerta la cattedra di professore di incisione presso l'Accademia di Belle Arti di Bologna, incarico che mantenne fino al 1956.
Fiori in un vasetto bianco, 1928 24,7 x 16,5cm - Gravura em zinco Col. Museu Morandi - Bologna. Flores num pequeno vaso branco, 1928 Incisione su zinco. Collezione Museo Morandi di Bologna |
A sua paixão por gravuras, realizadas com tanta cuidado, é caracterizada por traços sutis e retilíneos, em texturas complexas, com as quais atinge perspectivas equilibradas.
Paesaggio, 1936 - 53,5 x 67 cm Col. Galeria Nazionale d'arte moderna e contemporanea, Roma DOCUMENTARIO: |
Trailer per il documentario di Mario Chemello "La polvere di Morandi",
incentrato sul grande pittore bolognese Giorgio Morandi.
Musiche trailer: Paolo Ferrario.
Questo ha sottotitoli in portoghese:
Curiosidades:
- Morandi via o mundo da cinematografia com bons olhos e mesm sem ocupar-se do tema, teva contatos com Vittorio de Sica, Luchino Visconti, Valerio Zurlini, com o qual manteve intensa correspondência.60
- Nos anos 60, a figura de Giorgio Morandi recebeu ronovada atenção e admiração, por parte de muitos intelectuais italianos. Exemplo disso foi a utilização intencional de seus quadros, mostraonedos ao fundo de cenas importantes de obras primas do cinema italiano: "La notte", de Michelangelo Antonioni e "La dolce vita", de Federico Felini. Além de uma cena de "Accattone", de Pier Paolo Pasolini e "Capricci", de Carmelo Bene, que segundo afirmação dos dois intelectuais, foram inspiradas em pinturas de Morandi.
- A Produtora cinematográfica Tacita Dean filmou o interior da casa do Mestre Morandi, na Via Fondazza 36.
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Gerdau, Itaú, Vonpar
Apoio: Museu Morandi
Realização: Ministério da Cultura - Brasil
Armando Traversoni diante da isntalação fotografica do Estudio de Morandi |
Ere Mogetti no interior daFundação Iberê Camargo |
Texto: Ereci A Mogetti
Trad. e Fotografias: Armando Traversoni
Catálogo: Giorgio Morandi no Brasil Fundação Iberê Camargo, 2013
http://it.wikipedia.org/wiki/Giorgio_Morandi
Comentários
Postar um comentário