A Terceira Edição do Varal do Samba


Em 2012 tivemos a oportunidade de apreciar
a Terceira edição da Exposição do "VARAL DO SAMBA"
na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

     A mostra, composta por mais de 900 peças, apresentou ao povo carnavalesco a às pessoas que a visitaram na USINA DI GASÔMETRO, as camisetas de escolas de samba do Brasil e de outros países como a Argentina, o Uruguai, o Japão, México e Portugal. 


       Foram expostas as camisetas de carnaval do radialista Nelson Marconi (1952-2012) – que por muitos anos foi o locutor oficial da passarela do samba –; fantasias, faixas e coroas do ex-Rei Momo Sílvio Lunardi Martini (1948-2001),  o eterno Miudinho, e do figurinista Alberto Egger (1943-2003), campeoníssimo dos concursos, de fantasias. 





O público também pode ver de perto o acervo particular de dois monarcas da folia de Porto Alegre: do atual Fábio Verçoza, e do ex-soberano Otávio Frota Júnior.








     A Mostra foi organizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo (CETE) e pela PMPA Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura e a Coordenação das Manifestações Populares.


     Sérgio Peixoto é organizador dessa bela e histórica Mostra do "Varal do Samba"



     Ao visitarmos o espaço dedicado à Memória de Carlos Medina (1945 - 2011), encontramos sua irmã e seu sobrinho, que ainda tristes e saudosos, nos contaram um pouco da história do melhor intérprete de samba enredo da história de Porto Alegre, bem como da decisão da família em disponibilizar a Coleção de sessenta  camisetas da coleção do cantor. Certamente a História do Carnaval e a cidade de Porto Alegre agradecem!


Irmã e sobrinho de Medina








Presidente e Vice da Associação Cultural Itália - Porto Alegre, no Espaço dedicado ao cantor Carlos Medina, em companhia de sua irmã

Foram muitas as manifestações de apreço ao seu trabalho durante sua vida e muitas homenagens póstumas, como vemos no TRIBUTO A MEDINA, no vídeo acima. 
Fontes da nossa Pesquisa: RBS, http://www.papodesamba.com.br e Correio do Povo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil